Engenharia e Gestão de Projetos

Os nossos serviços e produtos na área da Engenharia e Gestão de Projectos seguem as melhores práticas internacionais, nomeadamente as definidas pelo Project Management Institute (PMI®) e o Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide®). Visamos, através dos nossos produtos e serviços, acompanhar no terreno os nossos clientes no processo evolutivo de definição e implementação das técnicas de gestão de projetos. Os nossos serviços assentam em quatro componentes principais.

1) Definição, desenvolvimento e implementação de metodologias de gestão de projetos

Segundo o PMBOK®, existem variadíssimas disciplinas e ferramentas especializadas no apoio ao processo da gestão do projetos, pelo que uma das primeiras decisões a tomar no início do processo é definir por quais se deverá iniciar e como fazê-lo, configurando-se este como um fator crítico de sucesso. Esta etapa é fortemente dependente da realidade da empresa, das suas necessidades e também da ordem natural na evolução da maturidade do processo da gestão de projetos.
A adaptação das disciplinas às particularidades e especificidades da empresa é outro factor crítico de sucesso, sendo essencial o adequado enquadramento com os seus processos e estrutura organizacional existentes.
Os nossos serviços permitem aos nossos clientes desenhar a estratégia correta e mais eficaz para evoluir em termos de maturidade da gestão de projetos e, simultaneamente, responder às necessidades de negócio de curto prazo. Definida a estratégia, ajudamos os nossos clientes a definir e a implementar, progressivamente, as diversas disciplinas e ferramentas identificadas.

2) Definição, desenvolvimento, implementação e manutenção aplicacional de sistemas de informação de suporte à gestão de projetos

O processo da gestão do projectos, bem como todas as disciplinas que nele se inserem, requerem processamento e armazenamento eficientes da informação gerada, pelo que o recurso às tecnologias de informação para este efeito é fundamental e deverá ser encarado como um factor muito importante de sucesso.
No mercado existe uma multiplicidade de ferramentas especializadas no suporte aos processos de gestão de projetos. Através dos nossos serviços, ajudamos as organizações a selecionarem as ferramentas que melhor correspondem às suas necessidades, ou, caso a empresa já possua alguma ferramenta para este fim, sendo assim necessário rentabilizar e potenciar os recursos existentes, apoiamos na adaptação da ferramenta ao processo de gestão de projetos desenhado, definindo ainda uma estratégia de evolução futura dessa ferramenta ou de transição para uma nova ferramenta mais adequada. Em qualquer situação, temos também as capacidades necessárias para assegurar a manutenção corretiva e evolutiva das ferramentas existentes ou implementadas de raiz.
Os nossos serviços permitem aosnossos clientes delinear a estratégia correta e mais eficaz para a evolução do sistema de informação de suporte aos processos de gestão de projetos.

3) Formação de Recursos Humanos

A execução, de forma profissional, dos processos de gestão de projetos exige um conhecimento muito específico e uma cultura de trabalho compatível com as disciplinas existentes na gestão de projetos. Na nossa perspetiva, todos os recursos envolvidos na definição, execução e gestão de projetos, deverão beneficiar de uma formação de base, sendo a formação mais detalhada e especializada orientada para os Gestores de Projetos propriamente ditos, assegurando-se assim, que o conhecimento associado à gestão de projetos é partilhado por todos. Recomendamos também que os Gestores de Projetos alicercem os seus conhecimentos e os mantenham continuamente atualizados com as práticas mais recentes, algo que poderá ser assegurado com a certificação do PMI.
Os nossos serviços permitem às organizações definirem e implementarem o seu programa estratégico de formação de recursos humanos, com o objetivo de dotarem os seus quadros dos conhecimentos necessários para a utilização mais eficaz dos processos e ferramentas associados à gestão de projetos.

4) Operação dos processos de gestão de projectos

No âmbito dos nossos serviços inclui-se a operação dos processos de gestão de projectos, cujo objectivo é assumir a responsabilidade pela operação dos processos do cliente, beneficiando assim a empresa do alto grau de especialização e eficiência dos nossos quadros na execução deste serviço. Para a prestação de um serviço eficiente, é fundamental assegurar a correta integração da nossa equipa com as várias áreas da empresa que contribuem para esses processos, e sempre em total alinhamento e coordenação com o Gestor de Projecto do nosso cliente, que continuará a actuar como responsável final pelo processo e pelas decisões dele resultantes.